Staff employee sitting in work place close to window near construction site and overhead crane work in background look at computer screen and discussion on the work

PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO INTERDISCIPLINAR EM DIREITOS HUMANOS

7ª Edição do Programa de Pós-Doutorado Interdisciplinar em Direitos Humanos organizado pela Faculdade Instituto Rio de Janeiro (FIURJ) – Brasil e a Universidade Portucalense (UPT) - Portugal, através de acordo de cooperação acadêmica com a colaboração de professores da “Rede de Especialistas em Direitos Humanos (REDPD), Doutores e Pós-Doutores pela Universidade de Salamanca (USAL) – Espanha” (RED DE EXPERTOS EN DERECHOS HUMANOS, DOCTORES Y POSDOCTORES POR LA UNIVERSIDADE DE SALAMANCA), turma primeiro semestre de 2024.

 

PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO INTERDISCIPLINAR EM DIREITOS HUMANOS

O Programa de Pós-doutorado semipresencial (docência presencial/online) sobre “Direitos Humanos” terá uma duração anual com uma carga docente estimada total de 120 horas.

Inicia em janeiro de 2024 e termina em janeiro de 2025.

Pressupõe uma atividade online de 40 horas, em forma de seminários de formação intensiva obrigatório com que se inicia o programa. A esta atividade deve se somar uma atividade de pesquisa tutorada, que poderá realizar-se ao longo de 11 meses a distância ou presencial de 80 horas.

A atividade de pesquisa será concluída com um trabalho individual de 20 páginas, que, após ser aprovado pelo tutor designado ao aluno pela Diretora do Programa de Pós-Doutorado, professora Mª Esther Martínez Quinteiro, professora de Direitos Humanos da FIURJ e ex-coordenadora do curso de Direitos Humanos Passados e Presentes da Universidade de Salamanca, universidade da qual é residente, será julgada por um tribunal nomeado para o efeito pelo referida diretora do curso e a apresentação do artigo será presencial. Após aprovação da pesquisa, os trabalhos serão publicados em revista científica da FIURJ  dirigida pela diretora do pós-doutorado.

.

PÚBLICO ALVO

Doutores – somente aqueles que concluíram o curso de doutoramento estarão aptos a ingressar no pós-doutorado. 

IDIOMAS

O pós-doutorado será ministrado em espanhol por professores espanhóis e em português por professores portugueses e professores brasileiros. As avaliações do tribunal seguirão os mesmos critérios. A apresentação da pesquisa pode ser feita em qualquer um dos dois idiomas, à escolha do aluno.

DIPLOMA FINAL

O certificado de frequência e aprovação do Programa de Pós-Doutoramento em “Direitos Humanos” será emitido pela Universidade Portucalense, onde se situa o programa e as provas presenciais.

DIREÇÃO

Drª Mª Esther Martínez Quinteiro → Catedrática de derechos humanos de la FIURJ y catedrática de la Facultad de Derecho de la Universidad Portucalense de Oporto, Portugal, experta en Derechos Humanos. Profesora titular jubilada (aposentada) de la universidad de Salamanca, acreditada por la ANECA/España para acceso a cátedra en el Área de Ciencias Sociales y Jurídicas Miembro actual del SIHCDH/USAL, del GIR HDH/USAL, del Centro de Investigación para la Gobernanza Global/USAL y directora académica del programa de postdoctorado en derechos humanos del CEB /USAL desde 2017 a 2023.

Colaboração:

Profª Drª Elaine Dupas (REDHDP/USAL).  

Para ser aceito no pós-doutoramento o candidato deverá passar por análise curricular enviando os documentos relacionados abaixo para o endereço de e-mail: contato@fiurj.edu.br

  • Cópia digitalizada do passaporte
  • Carta de apresentação/motivação
  • Documento de identificação – CNH ou RG ou OAB (frente e verso)
  • Currículo lattes com fotografia, e-mail, telefone e endereço postal atual
  • 01 Foto (pode ser uma selfie, feita em uma parede de fundo claro, do ombro para cima)
  • Cópia digitalizada do Diploma de Doutor(a) ou ata de defesa que mencione a conclusão do curso (frente e verso)

Programa “Indicou, Ganhou!”: Indique seus colegas e se eles concretizarem também a matrícula lhe garante um crédito no valor de R$500,00 efetuado através de transferência bancária.

Conheça as regras: https://fiurj.edu.br/indicou-ganhou-500/

Havendo o interesse em ingressar, envie por e-mail a documentação solicitada para análise ou entre em contato para maiores informações através dos seguintes canais:

Telefone: 21 2419-6260 I 21 2419-6313 | 0800 282 8180

WhatsApp: https://wa.me/message/DPGF47QLF3OMH1  OU 21 99650-0996.

Enviar documentos para análise: contato@fiurj.edu.br

Horário de atendimento: 2ª a 6ª feira – 9h às 17h (horário de Brasília).

TURMA 2024


Nosso Endereço

FIURJ - Faculdade Instituto Rio de Janeiro
Avenida Rio Branco, Nº 277 – 4º andar
Centro – Rio de Janeiro – RJ. CEP: 20040-904

Consulte aqui o cadastro da instituição no sistema e-mec

Desenvolvido por

fav

ACESSE SEU PORTAL