Colaboradores Observatório de Saneamento Ambiental

Diretor Geral

Simão Aznar Filho

Chanceler da Faculdade Instituo Rio de Janeiro, Doutor em Direito pela Universidad Nacional de Lomas de Zamora, Pós Doutor em Direitos Humanos pela Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca. Diretor Acadêmico do Instituto Universitário do Rio de Janeiro.  Membro da RED de  derechos humanos, doctores y posdoctores por la USAL 

Coordenador

Leandro Mello Frota

Advogado, parecerista e consultor nas áreas do Direito Ambiental, Regulatório e Relações Institucionais e Governamentais.  Sócio do Leandro Frota Advogados. Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais-IUPERJ. Professor de Direito e Ciência Política. Presidente da Comissão de Saneamento e Recursos Hidricos do Instituto dos Advogados Brasileiros-IAB. Diretor de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável da OAB RJ. Membro do Comitê Executivo do Movimento +Água do Pacto Global da ONU Brasil. Membro da Latin America Climate Lawyers Initiative for Mobilizing Action-LACLIMA. Presidente da Comissão Especial de Saneamento e Recursos Hidricos do Conselho Federal da OAB(2019/2021).

Diretor Jurídico

Alexandre Oheb Sion 

 

Presidente da Associação Brasileira de Direito da Energia e do Meio Ambiente (“ABDEM”). Presidente da ADMININ – Associação para o Desenvolvimento do Direito da Mineração. Presidente da ABDINFRA – Associação Brasileira de Direito da Infraestrutura. Advogado com extensa atuação nas áreas de saneamento básico, energia e meio ambiente. Pós doutorando em Direito pela Universidade de Salamanca na Espanha (certificado de conclusão pendente da defesa do doutorado). Doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidade Autônoma de Lisboa, Portugal (tese depositada). Mestre em Direito Internacional Comercial (LL.M) pela Universidade da Califórnia, Estados Unidos. Especialista em Direito Constitucional. Pós-graduado em Direito Civil e Processual Civil (FGV). Coordenador da Pós-graduação em Direito de Energia da PUC Minas. Diretor jurídico e Administrativo do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade. Foi o primeiro Vice-Presidente da União Brasileira de Advocacia Ambiental (UBBA). Membro-Consultor da Comissão Especial de Direito da Infraestrutura da OAB Nacional. Membro da Comissão de Direito Ambiental do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Foi Consultor da Comissão Nacional de Direito Ambiental da OAB – Conselho Federal. Coordenador do MBA em Direito da Mineração, Ambiental e ESG da Faculdade Arnaldo / Instituto Minere. Professor da Fundação Escola do Ministério Público de Minas Gerais. Professor da PUC/MG e convidado de inúmeras instituições de ensino. Palestrante atuante no Brasil e na Europa. Autor de inúmeros livros e artigos jurídicos.

Nosso Endereço

FIURJ - Faculdade Instituto Rio de Janeiro
Avenida Rio Branco, Nº 277 – 4º andar
Centro – Rio de Janeiro – RJ. CEP: 20040-904

Consulte aqui o cadastro da instituição no sistema e-mec

Desenvolvido por

fav

ACESSE SEU PORTAL