O Curso de Mestrado e o Curso de Doutorado são integralmente presenciais, com aulas ditadas na sede da Universidade em Lisboa, que fica situada na Rua Santa Marta, 56 – Palácio Condes do Redondo.
A carga horária do Mestrado em Ciências Jurídicas é de 480 horas, contabilizando horas de orientações e preparações de trabalhos finais de curso.
A carga horária do Doutorado em Ciências Jurídicas é de 720 horas, contabilizando horas de orientações e preparações de trabalhos finais de defesa curso.
As aulas acontecem durante 12 semanas ininterruptas, iniciando em janeiro, entretanto podem ser marcadas para outros períodos, sempre a critério da Universidade.
As aulas são de segunda a sexta. Alterações podem ser feitas, a critério da universidade, sem prejuízo da quantidade total de horas do curso.
O aluno deve dar entrada no pedido de carteira de estudante, na própria universidade. Vale lembrar, que esta carteira não dá desconto em cinemas e espetáculos no Brasil.

O critério de avaliação é estabelecido por cada professor de forma independente. O aluno deve requerer estas
informações com cada um dos professores durante as aulas.

Os professores não estipulam um prazo fixo para lançamento das notas dos trabalhos, mas não é um prazo curto, pois o trabalho entregue pelo aluno é um artigo jurídico que merece ser lido e corrigido com atenção, o que obviamente demanda tempo.
No site da UAL, mediante senha e login fornecidos pela UAL.

O aluno pode sugerir e convidar um professor para ser seu orientador. Esta sugestão será considerada, porém,
poderá ser necessário que a Universidade determine um orientador diferente, visto que há uma distribuição
organizada, devido ao número limite de orientandos por professor.

Sim. O projeto de tese de Doutorado terá de ser defendido/qualificado presencialmente na sede da universidade em
data a ser designada pela universidade nunca durante o período de aulas.

A prorrogação de prazo pode ser requerida uma única vez, mas somente será concedida em caráter excepcional a critério da universidade, mediante pedido fundamentado e pagamento de taxa estipulada pela mesma. Este processo deve ser feito direto com a secretaria da UAL.

O plagio é um crime tipificado no Código penal Português e no Código Penal Brasileiro e poderá ser punido com
desligamento imediato do curso por falta gravíssima, quer seja detectado em trabalho de disciplinas como nas teses
e dissertações.

Vale lembrar que a universidade possui um dos mais modernos sistemas de verificação de plágios.

Após ser aprovado na defesa pública o Certificado/Diploma levará cerca de 60 a 90 dias para ser expedido.
Os diplomas de cursos de pós-graduação stricto-sensu (mestrado ou doutorado) expedidos por universidades estrangeiras só poderão ser reconhecidos por universidades brasileiras regularmente credenciadas que possuam cursos de pós-graduação avaliados, autorizados e reconhecidos, no âmbito do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), na mesma área de conhecimento, em nível equivalente ou superior.
O processo de reconhecimento de diplomas obtidos no exterior deverá ser admitido a qualquer data e concluído no prazo máximo de 180 dias, a contar da data do recebimento do protocolo na universidade responsável pelo processo ou de registro eletrônico equivalente.
Não. É preciso aguardar a publicação do edital anual de revalidação feito pelas universidades brasileiras.

Sim, diversos títulos de Mestre e de Doutor em Ciências Jurídicas já foram revalidados no Brasil e é possível
visualizar no site da Plataforma Carolina Bori – MEC, portal que reúne informações para orientar e coordenar o
processo de revalidação/reconhecimento de diplomas estrangeiros. http://carolinabori.mec.gov.br

No Brasil, os diplomas poderão ser reconhecidos por universidade brasileira pública ou particular, conforme a
resolução nº 3 /2016 do Conselho Nacional de Educação (CNE).
Já há reconhecimento de títulos da UAL por várias universidades brasileiras (dentre elas a UFBA, UFPE, UFPB,
UFC, UFMA, UFSM, UFPEL, UNIVALE, UNIMAR), pois a Universidade Autônoma de Lisboa está inserida na
Plataforma Carolina Bori – MEC, portal que reúne informações para orientar e coordenar o processo de
revalidação/reconhecimento de diplomas estrangeiros, inclusive para que que os processos de reconhecimentos de
títulos sejam feitos por tramitação simplificada tornando tudo muito mais fácil.
Saiba mais acessando: http://carolinabori.mec.gov.br/?pagina=tramitacaoSimplificada

O valor pago pela matrícula não é devolvido, posto que se destina a pagar as despesas de análise de currículo e
documentação que são feitas antes do pagamento da mesma. Assim, a devolução não é devida, pois o serviço pago
pela mesma foi integralmente prestado.

Por serem aulas concentradas, o aluno deverá assistir as aulas consecutivamente. Caso esteja impedido, por motivo
de força maior, deverá estar adimplente com o IURJ e realizar novo contrato com valor integral atualizado, quando
retornar em turma disponível pela universidade.

Não. Para se matricular no Mestrado ou no Doutorado não é preciso ter comprovante de conhecimento em outros
idiomas, todavia, isso não quer dizer que os professores não indicarão textos em língua estrangeira para trabalhos
serem realizados.

ÁREAS DE CONHECIMENTO