Portal de Base de Dados

A FIURJ disponibiliza as seguintes bases de dados para pesquisa, algumas são multidisciplinares que cobrem as mais diferentes áreas do conhecimento, e também se encontra as especializadas que focam determinada área ou assunto, bem como as de acesso livre que permitem consultas de qualquer computador conectado à internet.

O Portal de periódicos CAPES oferece acesso a textos completos disponíveis em mais de 38 mil publicações periódicas, internacionais e nacionais, e a diversas bases de dados que reúnem desde referências e resumos de trabalhos acadêmicos e científicos até normas técnicas, patentes, teses e dissertações dentre outros tipos de materiais, cobrindo todas as áreas do conhecimento.

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do IBICT tem por objetivo reunir, em um só portal de busca, as teses e dissertações defendidas em todo o País e por brasileiros no exterior. A BDTD foi concebida e é mantida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) no âmbito do Programa da Biblioteca Digital Brasileira (BDB), com apoio da Financiadora de Estudos e Pesquisas (FINEP), tendo o seu lançamento oficial no final do ano de 2002.

O Banco de Teses da Capes, que até recentemente registrava 366.341 mil trabalhos defendidos no período 1987-2006, foi atualizado com a inclusão de 42.819 teses e dissertações publicadas em 2007, representando um acréscimo de 11,69% na base de dados.

O SciELOScientific Electronic Library Online (Biblioteca Científica Eletrônica) – é um modelo para a publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos na Internet. Especialmente desenvolvido para responder às necessidades da comunicação científica nos países em desenvolvimento e particularmente na América Latina e Caribe.

A BVS PSI – Biblioteca Virtual em Saúde Psicologia – é uma ferramenta democrática da área da psicologia que reúne fontes de informações, promove e apoia o acesso livre e aberto a informação.

O LUME é o Repositório Digital da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – cujo portal de acesso oferece toda a produção científica desde janeiro de 2008. Tem como objetivo disponibilizar 1.691.180 produções cadastradas de todos os eventos promovidos pela instituição.

A Biblioteca Digital da UNICAMP (SBU) tem como objetivo principal disponibilizar, de maneira rápida e sem fronteiras, a produção científica gerada na Universidade, com foco principal em teses e dissertações, ofertando mais de 1.000.000 de páginas aos pesquisadores nacionais e internacionais.

 

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo foi criada para disponibilizar na Internet o conhecimento produzido pelos trabalhos defendidos na Universidade de São Paulo, permitindo que as comunidades brasileira e internacional possam ter em mãos a versão digital completa das teses e dissertações.

 

 

C@TEDRA é o Repositório Digital da UNESP – Universidade Estadual Paulista – portal de acesso que oferece acesso a produção científica de textos completos de todas as teses e dissertações defendidas na instituição.

 

CAPELO é o segundo Repositório Digital da UNESP – Universidade Estadual Paulista – portal de acesso que oferece acesso a produção científica  de textos completos de todas os TCCs defendidos na instituição.

 

Google Acadêmico fornece, de maneira simples, diversos livros, artigos, teses, resumos e disciplinas de forma bastante abrangente. É possível ainda encontrar publicações de editoras e organizações profissionais. E o melhor: de forma gratuita.

A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo.

A Science Direct é disponibilizada pelo Portal Periódicos da CAPES. Estão disponíveis no momento 2.573 periódicos em 9.6 milhões de artigos com texto completos.

O Portal Domínio Público, lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores.

 

DART-Europe: iniciativa da Liga de Bibliotecas Europeias de Pesquisa que reúne teses e dissertações de diversas instituições europeias em acesso aberto.

A coleção do Portal é formada por mais de 420 mil teses e dissertações oriundas de 536 instituições de 27 países europeus, como Alemanha, França, Holanda, Espanha, entre outros, e inclui teses defendidas desde o século XVII até o presente.

A biblioteca eletrônica SPELL® Scientific Periodicals Electronic Library, é um repositório de artigos científicos e proporciona acesso gratuito à informação técnico-científica nas áreas de administração, economia, contábeis, dentre outras.

 

O LexML é um projeto conjunto entre países que buscam o estabelecimento de padrões abertos para intercâmbio, identificação e estruturação de informações legislativas e jurídicas. Participam atualmente dessa iniciativa alguns dos países que integram o sistema jurídico romano-germânico: Alemanha, Brasil, Espanha, Itália. No Brasil, o LexML reúne leis, decretos, acórdãos, súmulas e projetos de leis das esferas federal, estadual e municipal dos três Poderes, revelando-se uma excelente opção para a consulta de legislação e jurisprudência.

O Interlegis é um programa desenvolvido pelo Senado Federal, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), de modernização e integração do Poder Legislativo nos seus níveis federal, estadual e municipal e de promoção da maior transparência e interação desse Poder com a sociedade. Os meios utilizados são as novas tecnologias de informação (Internet, videoconferência e transmissão de dados), que permitem a comunicação e a troca de experiências entre as Casas Legislativas e os legisladores e entre o Poder Legislativo e o público, visando aumentar a participação da população no processo legislativo.

O Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI) é a Sociedade Científica do Direito no Brasil, organizado através de uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado e sem fins econômicos que incentiva e promove os estudos jurídicos e o desenvolvimento da pós-graduação em Direito no Brasil. Suas ações institucionais respondem ao desafio de projetar a pesquisa jurídica para o avanço social do Brasil.

O GlobaLex é um premiado portal organizado pelo Hauser Global Law School Program, vinculado à New York University School of Law. No GlobaLex, o pesquisador pode encontrar valiosas informações sobre o sistema jurídico dos mais diversos Estados. É uma base de dados especialmente indicada para pesquisadores de Direito Internacional e Direito Comparado.

fav

ACESSE SEU PORTAL