teologia

PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO EM TEOLOGIA – FIURJ

A Faculdade Instituto Rio de Janeiro – FIURJ, com o objetivo de oferecer oportunidade de pesquisa, para aqueles que possuem título de Doutor(a), lançou o Programa de Pós-Doutorado em Teologia, com duração anual e uma carga docente estimada total de 120 horas.

O CURSO

O Pós-doutorado em Teologia, consiste em estudo acadêmico caracterizado por atividade de pesquisa. E será desenvolvido com a supervisão de um professor, integrante do corpo docente do Programa de Pós-doutorado em Teologia da FIURJ, e em sintonia com sua linha de pesquisa.

O programa inicia de 24/06/2024 à 28/06/2024 e termina em 27/06/2025.

Os seminários ocorrerão de 09h às 13h, com uma pausa de uma hora para o almoço e retomada de 14h às 18h.

As defesas ocorrerão de forma presencial ou remota (via zoom – ao vivo) de 01/07/2025 se estendem a 06/07/2025.

O certificado de frequência e aprovação do Programa de Pós-doutorado em Teologia, será emitido pela Faculdade Instituto Rio de Janeiro – FIURJ.

 

PÚBLICO ALVO

O Pós-doutorado em Teologia da FIURJ é destinado a todas as pessoas, que tenham o diploma de Doutor e/ou estão cursando Doutorado, independente da área de formação ou religião, que desejam obter um conhecimento mais amplo do saber Teológico, tanto para fins eclesiásticos, quanto para desenvolvimento pessoal, religioso e intelectual.

 

COORDENAÇÃO

Prof. Dr. Luiz Longuini Neto http://lattes.cnpq.br/4273666304694509

Possui           licenciatura   em      Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena (1987), graduação em Teologia – Seminário Presbiteriano o Sul, Campinas, SP, e Seminário Teológico Simonton, São Carlos, SP. (1980), mestrado em Teologia e Ciências da Religião pelo Instituto Ecumênico de Pós-Graduação em Ciências da Religião (1990), doutorado em Teologia e Ciências da Religião – Universitat Hamburg (1994) e doutorado em Teologia e História pela Universidade Metodista de São Paulo (1997).Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ciências Sociais e Religião, Filosofia e Religião e Sociologia da Religião (Fonte: Plataforma Lattes, julho/2022).

 

CORPO DOCENTE E DISCIPLINAS

Profª. Dra. Magali do Nascimento Cunha http://lattes.cnpq.br/1968477845967720

Teologia e Comunicação Social: Pesquisas que abordem linguagens, práticas e presença das igrejas, grupos e lideranças cristãs nos diferentes processos comunicacionais e sua interface com as dinâmicas culturais e de poder na contemporaneidade. Representações sociais de diferentes confissões e práticas cristãs em processos e produtos midiáticos. Interações de instituições, movimentos religiosos cristãos, proporcionadas pelos meios de comunicação. Apropriações discursivas, verbais e não-verbais, que as distintas igrejas, suas lideranças e fiéis fazem por meio de interações entre comunicação e teologia na vivência comunitária e na interação com as mídias.

Prof. Dr. Ronaldo de Paula Cavalcante http://lattes.cnpq.br/2245001519562954

Teologia e Espiritualidade: Estudo do legado espiritual das Escrituras e da Tradição Cristã: patrística, medieval e protestante para o desenvolvimento da fé cristã. Abordagem do tema da Espiritualidade Cristã, em perspectiva histórica e teológica, com o propósito de transformação pessoal e comunitária em diálogo com a sociedade e o impacto sócio-político causado na cultura ocidental.

Prof. Dr. Luiz Longuini http://lattes.cnpq.br/4273666304694509

Teologia Latino Americana: Correntes teológicas na América Latina. Teologia do Movimento Evangelical. Teologia do Movimento Ecumênico. Teologia da Libertação. Teologia da Missão Integral. Teologia Negra. Teologias dos Povos originários. (autoctonia). Teólogos e Teólogas latino-americanos.

Prof. Dr. Cláudio Ribeiro http://lattes.cnpq.br/5530056447163458

Teologia e Ecumenismo: Este eixo congrega pesquisas nos estudos de religião, incluindo aspectos históricos, sociológicos e teológicos, dentro da clássica compreensão do ecumenismo que abarca a tríplice dimensão: (i) a unidade cristã, (ii) os esforços de cooperação e de diálogos inter-religiosos dentro do quadro de valorização do pluralismo religioso, e (iii) as iniciativas seculares de unidade humana em torno da paz, da justiça e da integridade da Criação.

Prof. Dr. Silas Luiz de Souza http://lattes.cnpq.br/2948826017664630

Teologia e História do Protestantismo no Brasil: O curso desenvolve pesquisas sobre o protestantismo nas suas diferentes faces como o protestantismo histórico, fruto da imigração e da ação missionária, o pentecostalismo e o neopentecostalismo. Será dada atenção especial à relação do protestantismo com a cultura brasileira, o movimento ecumênico e os desdobramentos teológicos acerca da sua ação social e política.

Prof. Dr. Nelson Lellis (Prof. Colaborador) http://lattes.cnpq.br/8929607194487987

Teologia e Ciências Sociais: Estado da Teologia enquanto Ciência. Relação entre Teologia e Ciências Sociais. Debate sobre a secularização. Campo teórico clássico e contemporâneo para interpretação de segmentos e novos movimentos religiosos. Textos sagrados como fonte de interpretação sócio-política.

Prof. Dr. Calvino Camargo http://lattes.cnpq.br/6077573862443222

Teologia, Espiritualidade e Saúde. Mental : como experiência subjetiva capaz de orientar as escolhas e motivar as ações cotidianas de uma quantidade significativa de pessoas em todas regiões do mundo, a espiritualidade tem se tornado uma importante área interdisciplinar de estudos científicos em diferentes áreas do conhecimento. Dentre elas encontram -se as áreas de conhecimento que dão suporte aos estudos relacionados à saúde mental, tais como a psicologia, medicina, psiquiatria, antropologia, filosofia. Educação, dentre outras. Investigar as relações entre espiritualidade e saúde mental requer um olhar cuidadoso das teologias que orientam as práticas de Aconselhamento Pastoral, grupos de orientações de casais, serviços de Capelania (hospitalar, escolar, militar e empresarial), as reflexões públicas e escritos que requerem uma compreensão mais profunda dos aspectos subjetivos presentes nas relações familiares e sociais em nossos dias. Portanto, temos como desafio o fortalecimento do diálogo interdisciplinar franco e aberto da teologia pastoral com o grande arco de saberes que inclui a Psicologia, a Psicanálise, a antropologia e outras disciplinas correlatas.

Prof. Dr. Kenner Terra http://lattes.cnpq.br/22102549979155299

Teologia e Antigo Testamento: Análises literária e histórica da Bíblia Hebraica em perspectiva hermenêutica ecumênica e atualizadora com o objetivo de produção de comentários críticos transdisciplinares dos grandes corpos literários da Bíblia Hebraica (torah, nebîim, ketubîm), com foco nas dimensões econômica, política e cultural do antigo Israel e suas conexões com o Antigo Oriente Próximo.

Prof. Dr. Marcelo Carneiro http://lattes.cnpq.br/1538475961681653

Teologia e Novo Testamento: Estuda as linhas teológicas centrais do Novo Testamento, a partir de uma perspectiva crítica, que questiona as interpretações dogmáticas do texto, entendendo que ele foi elaborado sob determinados condicionamentos históricos e teológicos. Considera o pano de fundo político, social, econômico e religioso que perpassa as definições a respeito do Cristo, da Igreja, do testemunho de fé, da salvação e da esperança escatológica, em diálogo com as crenças herdadas do judaísmo e a cultura helênica.

PROCESSO DE SELEÇÃO

 

Para ser aceito no pós-doutoramento o candidato deverá passar por análise curricular enviando os documentos relacionados abaixo para o endereço de e-mail: contato@fiurj.edu.br

 

Cópia digitalizada do passaporte

Carta de apresentação/motivação

Documento de identificação – CNH ou RG ou OAB (frente e verso)

Currículo lattes com fotografia, e-mail, telefone e endereço postal atual

01 Foto (pode ser uma selfie, feita em uma parede de fundo claro, do ombro para cima)

Cópia digitalizada do Diploma de Doutor(a) ou ata de defesa que mencione a conclusão do curso (frente e verso)

 


R$3.000,00 –
Pagamento do curso à vista, garante 10% de desconto.

Matrícula: 250,00 + 11 mensalidades de 250,00.

“Indique e ganhe!”: Indique seus colegas para também realizar o pós-doutorado e se eles concretizarem a matrícula, lhe será concedido a isenção de 01 mensalidade.

Associados: ABRACRIM – ACMP – ACRIERGS – ADEP/MG – ADPERJ – ADPF – AJUFE – AJUFERJES – AJUTRA – AMAERJ – AMAGIS – AMB/ENM – AMPEB – AMMP – AMPPE – ANACRIM – ANADEP/ENADEP – ANAFE – ANOREG/MT – ANPT – APDF – APEAC – APEPA – ARPEN/SP – ASDEP/RS – ASSAT – ASSEJUS – ASSIESPE – ASSTJ/STJ – ATC/GO – CAACE – CAARJ – CGJ/MA – CNB-RJ – CNB/SC – COLPOL – EMARF – ESMAF – ESMAM – INAJUS – MPGO – MPPR – OAB/BANGU – OAB/BARRA – OAB/ILHÉUS – OAB/ITAJAÍ – OAB/MA – OAB/RJ – SERJUSMIG – SINDPESP – SINDCVM – SITRAEMG – TJMG – TRT/RJ e

Sindicato dos Advogados do Rio de Janeiro, recebem bolsa de 10% no curso, informe e o benefício estará garantido (temporário)!

Havendo o interesse, envie por e-mail a documentação solicitada para análise ou entre em contato para maiores informações através dos seguintes canais:

Telefone: 21 2419-6260 I 21 2419-6313 | 0800 282 8180

WhatsApp: https://wa.me/message/DPGF47QLF3OMH1 ou 21 99650-0996.

Enviar documentos para análise: contato@fiurj.edu.br

Horário de atendimento: 2ª a 6ª feira – 9h às 17h (horário de Brasília).

Nosso Endereço

FIURJ - Faculdade Instituto Rio de Janeiro
Avenida Rio Branco, Nº 277 – 4º andar
Centro – Rio de Janeiro – RJ. CEP: 20040-904

Consulte aqui o cadastro da instituição no sistema e-mec

Desenvolvido por

fav

ACESSE SEU PORTAL