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Curso

Doutorado

Educação

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Educação

Detalhes do curso

Apresentação

O Doutorado em Educação é um programa de pós-graduação acadêmica, de caráter internacional com ênfase em pesquisa. Funciona em regime híbrido com períodos presenciais em Montevidéu durante o mês de janeiro e suporte de espaços virtuais de aprendizagem com início em janeiro de cada ano.

Aprenda direito de quem vive do assunto

O Doutorado em Educação tem por objetivo, desenvolver a formação científica com nível de pesquisador sênior, que permita produzir estudos originais, relevantes e inovadores, que contribuam com o desenvolvimento da educação formal me informal do País e da região.

Realizar produções tanto teóricas como práticas – aplicáveis – que permitam avanços significativos na elaboração de currículos e no desenvolvimento de práticas educativas inclusivas, na formação docente, na gestão educativa e em políticas públicas de educação.

Desenvolver as habilidades necessárias para orientar a formação de novos investigadores.

Para ingressar no Doutorado em Educação o candidato:

Deve possuir diploma de mestrado na área de educação ou afim ou de mestrado com experiência de gestão, pesquisa ou docência em instituições de educação.

Ter conhecimentos de Língua Espanhola e de outra língua (Inglês, português) ou comprometer-se formalmente a adquiri-los antes do Exame de Qualificação de seu projeto de tese.

Cronograma

A carga horária (curricular) do Doutorado em Educação é de 525 horas, sendo 405 horas de seminários e workshops, 90 horas de atividades acadêmicas e 30 horas para elaboração de defesa, o que implica uma dedicação de 30 horas semanais. As atividades que exigem presença na sede de Montevidéu são realizadas apenas durante o mês de janeiro, considerando as necessidades específicas de educadores e profissionais da educação.

Inicio

De janeiro a novembro de 2026 → Aulas síncronas sextas à noite e sábados pela manhã.

De 11 a 23 de janeiro de 2027 → Aulas presenciais de segunda à sábado.

Fevereiro a novembro de 2027 → Aulas síncronas sextas à noite e sábados pela manhã.

Durante todo o curso e conforme orientação da Coordenação do doutorado → Aulas assíncronas e atividades extraclasse.

Duração

A modalidade do curso é híbrida. Implica uma duração mínima de 36 meses e máxima de 60 meses, que se distribuem em 24 meses de estudo e 12 a 24 meses para o desenvolvimento do estudo de campo e produção da tese.

Durante os 24 meses de estudo, os alunos participam de seminários, workshops e produções autônomas na plataforma, além de eventos acadêmicos (oficinas, defesas, simpósios e o Congresso Internacional de Pesquisa em Educação (CIIE) que acontecem anualmente no mês de janeiro. em Montevidéu, além de outros eventos em que apresentarão trabalhos e publicarão artigos como requisito das atividades acadêmicas. Também integrarão os canteiros (ou grupos de estudos) para o desenvolvimento de atividades de pesquisa.

Disciplinas

PRIMEIRO SEMESTRE

Seminário metodológico I (Qualitativo) – 30 horas

Seminário metodológico II (Quantitativo) – 30 horas

Seminário Linha 1 – 45 horas

SEGUNDO SEMESTRE

Seminário Linha 2 – 45 horas

Seminário Linha 3 – 45 horas

TERCEIRO SEMESTRE

Oficina de tese I (Exame de qualificação) – 90 horas

Oficina opcional I e II – 15 horas

QUARTO SEMESTRE

Oficina de tese II – 90 horas

Oficina opcional III e IV – 15 horas

Atividades acadêmicas – 90 horas

Defesa de tese – 30 horas

Processo de Seleção

Para ser aceito nos cursos, o candidato terá seu currículo submetido à avaliação e resposta será dada em até 72 horas. Para participar encaminhe os seguintes documentos ao e-mail: contato@fiurj.edu.br 

Curriculum Lattes (com produções acadêmicas detalhadas)

Cópia simples do Diploma de graduação

Cópia simples do diploma de Mestrado

Cópia simples do histórico escolar do mestrado

Cópia simples da Ata de defesa do mestrado

Cópia da dissertação do mestrado em PDF

Carta pessoal, devidamente assinada, solicitando admissão ao programa de Doutorado da Faculdade de Ciências da Educação, justificando seu interesse no mesmo e indicando linha de pesquisa e tema da tese que pretende desenvolver, dirigida à Coordenação do Doutorado. Nesta carta o/a candidato/a deve informar se tem necessidades educativas especiais que requeiram adequações curriculares.

Cópia autenticada em cartório da carteira de identidade civil. Não pode ser carteira de ordem profissional nem tampouco carteira de motorista.

Cópia do CPF

Cópia autenticada e apostilada em cartório do diploma de graduação

Cópia autenticada e apostilada em cartório do histórico escolar da graduação.

Cópia autenticada e apostilada em cartório do diploma de mestrado

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O Instituto Universitário é uma instituição muito séria, me ajudou muito na realização de um sonho, que era estudar em uma universidade no exterior, com muita qualidade e seriedade. Todos, sem exceção, no instituto trabalharam para que eu pudesse ficar tranquilo com toda burocracia para ingresso e permanência na universidade. Só tenho a agradecer a todos pelo comprometimento e profissionalismo, vocês são show. Obrigado.
Elson Gomes
O curso de mestrado em Relações Internacionais do Instituto Universitário do Rio de Janeiro (IURJ)/Universidade Autônoma de Lisboa (UAL) é uma porta aberta para o mundo. É um curso, sobretudo, para expandir conhecimento.
Félix Alberto Lima
Mestrando
O Instituto Universitário é uma excelente instituição de ensino. Eu cursei meu doutoramento em ciências jurídicas na Universidade Autónoma de Lisboa, conveniada com o IURJ, enquanto a minha esposa cursou o mestrado na mesma universidade. Os programas são excelentes, com um quadro docente excepcional. Ambos os cursos já tiveram revalidação no Brasil, o que mostra a seriedade das instituições. Centenas de brasileiros puderam cursar mestrado e doutorado graças a essa atuação do Instituto Universitário. Recomendo a todos.
James Magno Araujo Farias
Desembargador
Recomendo o Instituto e dou meu aval, afinal o IURJ proporciona aos alunos brasileiros, poder estudar em uma Instituição renomada, contando com ótimos professores e funcionários, além de conviver com pessoas muito hospitaleiras e solícitas em um dos melhores países europeus para se estudar e residir. Recomendo o curso e o instituto a todos que desejarem aprofundar seus conhecimentos no continente europeu. O receio por vezes reside na dúvida quanto ao reconhecimento do título no âmbito universitário brasileiro, receio este que já se encontra sanado pela Diretoria do Instituto, composta por pessoas sem arestas a lapidar, que elaboraram acordo de cooperação com universidades de grande prestígio e história de ensino em solo…
João Riél Manuel Nunes Vieira De Oliveira Brito