FIURJ Digital: Área Acadêmica | AVA

Edit Content
Navegação Principal
A Instituição
Processo Seletivo
Estude Na FIURJ
Graduações
Altas Formações
Pós-Graduações
MBAs
Mestrados
Doutorados
Pós-Doutorados

Curso

MBA

Gestão Executiva Do Petróleo e Gás Com Ênfase em Gestão

Curso

MBA

Gestão Executiva Do Petróleo e Gás Com Ênfase em Gestão

Detalhes do curso

Apresentação

O MBA Executivo em Gestão do Petróleo e Gás nasceu da parceria entre a Faculdade Instituto Rio de Janeiro (FIURJ) e a ALM – Treinamento e Desenvolvimento, que decidiram unir a alta performance da equipe técnica de óleo & gás da ALM com o know-how acadêmico da FIURJ em Direito e Gestão Pública para criar o primeiro programa de pós-graduação lato sensu desenvolvido para atender as necessidades da Margem Equatorial Brasileira. – Com o avanço das atividades de exploração e produção na Margem Equatorial, uma das fronteiras mais estratégicas para o futuro energético do Brasil, cresce a necessidade de formar profissionais capazes de atuar de forma qualificada, ética e integrada nas diversas fases da cadeia produtiva.

O curso é ofertado online (síncrono)

com professores ao vivo, ministrando aulas em plataforma EAD, acessível a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.
A estrutura curricular oferece aos alunos os conteúdos técnicos essenciais da indústria de O&G e a opção de se especializar com ênfase em Gestão Pública, abordada no contexto da indústria de óleo e gás.

Público-Alvo

Agentes públicos, gestores, advogados, fornecedores locais, representantes do setor produtivo, técnicos, consultores e empreendedores, oferecendo as ferramentas essenciais para compreender a complexidade regulatória, ambiental, contratual e operacional associada a essa nova fronteira exploratória.

Realize sua pré-inscrição para garantir condições exclusivas

Corpo Docente

Coordenadores acadêmicos do MBA em Gestão de Licitações e Contratos Administrativos

Professores

Módulos

Módulo 1
Introdução à História Socioeconômica e Política da Indústria de Petróleo no Brasil

A disciplina apresenta uma visão geral e crítica da trajetória da indústria de petróleo no Brasil, desde os seus primórdios até a contemporaneidade, explora as dimensões sociais e políticas que moldaram a exploração, produção e refino de petróleo, analisando como as decisões sobre o setor se entrelaçam com questões de soberania nacional, desenvolvimento econômico, relações de trabalho, conflitos ambientais e a constituição do Estado brasileiro.

A disciplina apresenta a estrutura e o funcionamento das principais instituições reguladoras, o arcabouço legal que rege o setor, e os mecanismos de fiscalização e de arrecadação de participações governamentais, visando a compreensão da interação entre a política energética, as leis e o mercado, analisando como o ambiente regulatório influencia as decisões de investimento, as operações e o desenvolvimento da indústria petrolífera no país.

A disciplina aborda os princípios científicos, as tecnologias e as operações que regem o segmento mais estratégico da indústria de hidrocarbonetos, a exploração e produção (E&P) de óleo e gás natural, abordando desde a formação geológica do petróleo até os desafios atuais das operações offshore, com foco especial atenção às novas fronteiras de exploração no Brasil.

A disciplina oferece uma análise integrada dos mercados de gás natural e refino de petróleo, dois segmentos cruciais da indústria de energia. A disciplina explora a cadeia de valor completa do gás natural, desde a produção até o consumo, e o complexo universo do refino de petróleo e seus derivados, objetivando capacitar na compreensão da dinâmica de preços, a infraestrutura, a regulação e as tendências de mercado, com foco nos desafios e oportunidades que moldam o futuro desses importantes commodities.

A disciplina fornecer uma compreensão abrangente da gestão da segurança operacional e ocupacional na indústria de óleo e gás (O&G), explorando a importância estratégica da segurança para garantir a integridade das pessoas, dos ativos e do meio ambiente. Aborda os principais sistemas de gestão, normas regulatórias, tecnologias e práticas de engenharia que são cruciais para mitigar riscos, prevenir acidentes e promover uma cultura de segurança robusta em todas as etapas da cadeia de valor de O&G, desde a exploração até a distribuição.

A disciplina propicia uma análise aprofundada dos aspectos técnicos do licenciamento ambiental na indústria de óleo e gás (O&G), propiciando uma compreensão detalhada dos requisitos, processos e desafios técnicos envolvidos na obtenção de licenças ambientais. O foco está em capacitar na compreensão da interação entre a legislação, as características técnicas das operações de O&G e as exigências ambientais, preparando para uma atuação estratégica e responsável no setor.

A disciplina explora a complexa cadeia de valor, desde a aquisição de equipamentos e serviços até a entrega final dos produtos, aprofundando temas como logística de transportequalificação de fornecedores e a política estratégica de conteúdo local, fornecendo uma visão completa dos desafios e melhores práticas para a gestão de suprimentos em um mercado globalizado e altamente regulamentado.

A disciplina examina a complexa relação entre o petróleo, o poder e a política global, analisando como o controle e a distribuição de recursos petrolíferos moldaram e continuam a moldar as relações internacionais, conflitos, alianças estratégicas e o desenvolvimento de nações, propiciando a compreensão da influência do petróleo nas decisões de política externa e na dinâmica de poder do cenário mundial, desde o século XX até os desafios da transição energética.

Módulo 2
Teoria Geral da Administração Aplicada à Gestão Pública

A disciplina visa fornecer uma compreensão dos principais conceitos, teorias e escolas do pensamento da Teoria Geral da Administração (TGA), analisando a evolução e as contribuições dessas teorias, bem como sua aplicabilidade e limitações no contexto específico da gestão pública, capacitado para uma visão crítica sobre as diferentes abordagens administrativas e identificando as particularidades e desafios da administração pública em comparação com a administração privada.

A disciplina tem como objetivo principal capacitar na  compreensão e aplicação dos conceitos, ferramentas e metodologias de Planejamento e Gestão Estratégica, visando desenvolver a capacidade de análise do ambiente interno e externo das organizações, a formulação, implementação e monitoramento de estratégias eficazes.

A disciplina tem como objetivo capacitar na compreensão dos conceitos e da importância da Gestão por Processos como uma abordagem fundamental para o aumento da eficiência, eficácia e alinhamento estratégico das organizações, por meio das competências de mapear, analisar, modelar e otimizar processos de negócio, identificando gargalos e oportunidades de melhoria contínua que podem transformar e melhor o desempenho das organizações.

A disciplina aborda os princípios e normas contábeis do setor público, com foco na gestão de recursos provenientes da exploração e produção de petróleo e gás natural e capacita para a aplicação de procedimentos contábeis específicos, visando a transparência e a prestação de contas na administração de receitas como royalties e participações especiais.

A disciplina tem como foco o Direito das Cidades e o Planejamento Urbano aplicados a municípios impactados pela exploração de petróleo e gás natural. Objetiva capacitar para a análise e aplicação da legislação urbana, instrumentos jurídicos e políticas públicas, a fim de gerenciar os impactos socioeconômicos e territoriais dessa indústria. Serão abordados temas como licenciamento urbanístico, zoneamento, uso e ocupação do solo, e a gestão de royalties, buscando o desenvolvimento urbano sustentável e equitativo.

A disciplina foca na aplicação dos princípios de ética e responsabilidade social no setor público, com ênfase nos desafios específicos da indústria de petróleo e gás (O&G), capacitando para a promoção da transparência, da equidade e do desenvolvimento sustentável em um contexto de grande impacto econômico e ambiental. Serão abordados temas como conflitos de interesse, combate à corrupção, gestão de recursos naturais e responsabilidade social corporativa no setor, visando uma administração pública mais íntegra e responsável.

A disciplina aborda a elaboração, estruturação e gestão de projetos públicos financiados por receitas da indústria de petróleo e gás. O foco é capacitar para o uso eficiente e transparente desses recursos, visando a criação de projetos financeiramente viáveis, socialmente justos e alinhados às necessidades da população. Inclui o ciclo de vida do projeto, desde o diagnóstico de necessidades até a avaliação de resultados, com especial atenção às particularidades do setor e aos desafios de alocação de recursos em áreas estratégicas para o desenvolvimento local, utilizando recursos de P&D oriundos da indústria de óleo e gás.

 

interessado em se juntar a nós?

Junte-se a nós para obter informações sobre admissões de novos alunos

O Instituto Universitário é uma instituição muito séria, me ajudou muito na realização de um sonho, que era estudar em uma universidade no exterior, com muita qualidade e seriedade. Todos, sem exceção, no instituto trabalharam para que eu pudesse ficar tranquilo com toda burocracia para ingresso e permanência na universidade. Só tenho a agradecer a todos pelo comprometimento e profissionalismo, vocês são show. Obrigado.
Elson Gomes
O curso de mestrado em Relações Internacionais do Instituto Universitário do Rio de Janeiro (IURJ)/Universidade Autônoma de Lisboa (UAL) é uma porta aberta para o mundo. É um curso, sobretudo, para expandir conhecimento.
Félix Alberto Lima
Mestrando
O Instituto Universitário é uma excelente instituição de ensino. Eu cursei meu doutoramento em ciências jurídicas na Universidade Autónoma de Lisboa, conveniada com o IURJ, enquanto a minha esposa cursou o mestrado na mesma universidade. Os programas são excelentes, com um quadro docente excepcional. Ambos os cursos já tiveram revalidação no Brasil, o que mostra a seriedade das instituições. Centenas de brasileiros puderam cursar mestrado e doutorado graças a essa atuação do Instituto Universitário. Recomendo a todos.
James Magno Araujo Farias
Desembargador
Recomendo o Instituto e dou meu aval, afinal o IURJ proporciona aos alunos brasileiros, poder estudar em uma Instituição renomada, contando com ótimos professores e funcionários, além de conviver com pessoas muito hospitaleiras e solícitas em um dos melhores países europeus para se estudar e residir. Recomendo o curso e o instituto a todos que desejarem aprofundar seus conhecimentos no continente europeu. O receio por vezes reside na dúvida quanto ao reconhecimento do título no âmbito universitário brasileiro, receio este que já se encontra sanado pela Diretoria do Instituto, composta por pessoas sem arestas a lapidar, que elaboraram acordo de cooperação com universidades de grande prestígio e história de ensino em solo…
João Riél Manuel Nunes Vieira De Oliveira Brito