Turismo em Portugal

PONTOS TURÍSTICOS:

• Visite o castelo de S. Jorge: as vistas magníficas do topo do castelo, situado numa das colinas mais altas da cidade, é o postal de boas-vindas perfeito de Lisboa. Por cerca de 8€ comece logo em grande estilo a sua visita.

• Deambule por Alfama: como o antigo bairro de Alfama fica logo abaixo do castelo, explore o aglomerado de ruas estreitas e becos medievais, numa espécie de aldeia dentro da cidade e descubra praças escondidas e igrejas antigas, tascos e belas casas rústicas. Pode visitar também os bairros tradicionais de Madragoa, Mouraria, Graça, Lapa ou Bica.

• Ande de elétrico até à Baixa: é um ótimo meio de apreciar a cidade e de dar um descanso aos pés. Desça até ao coração histórico da cidade no 28 e explore as lojas das ruas comerciais da Baixa, pois não pode deixar de levar umas lembranças para os familiares.

• Experimente o Elevador de Santa Justa: no centro da cidade ascenda com o Elevador de Santa Justa ou Elevador do Carmo como também é conhecido, na Rua Santa Justa. Construído em 1900, constitui-se como um dos momentos de interesse da cidade.

• Jante numa casa de Fado: se não apanhar fado já no elétrico experimente jantar numa casa de Fado, uma experiência inesquecível, com esta cultura indissociável da cidade e ao mesmo tempo patrimônio da humanidade.

• Explore o Bairro Alto à noite: as ruas do século XVI podem ser calmas durante o dia, mas ganham outra cor à noite, com a famosa vida noturna de Lisboa. Beba uma “ginjinha” e cruze-se com artistas, escritores, estudantes, travando novas amizades.

• Monumento aos Descobrimentos (Padrão dos Descobrimentos): A localização do monumento, as margens do rio Tejo, faz dele uma para obrigatória. No piso em frente ao monumento há uma carta náutica com indicação das colônias/descobrimentos feitos pelos portugueses. Esta região de Lisboa favorece que você conheça várias atrações turística caminhando (Padrão dos Descobrimentos, Torre de Belém, Mosteiro…). O interessante neste monumento é você ver no folheto indicativo todos os personagens que foram colocados neste “barco”. Várias figuras históricas que lembram um pouco da história do Brasil. À frente há um mapa desenhado ao chão onde se pode visualizar as conquistas Portuguesas (e de outros), bem como a data de ocorrência. Pode-se subir, pagando.

• Passe a manhã em Belém: Belém é o lugar ideal para mergulhar na grandeza dos Descobrimentos e da realeza portuguesa, com palácios, casas tradicionais e grandes museus de Lisboa. Da Torre de Belém siga para o Mosteiro dos Jerônimos, e se a arte moderna faz mais o seu gênero visite o Centro Cultural de Belém. Visite o que quiser, mas tem obrigatoriamente de provar os pastéis de Belém, uma iguaria irresistível que data já do séc. XIX. Se não houver mesa disponível, peça para embrulhar e vá para o relaxado parque de Belém fazer o seu piquenique. Um dos pontos
turísticos mais conhecidos em Lisboa nos garante uma vista privilegiada tanto do rio Tejo como da cidade de Lisboa alem de nos mostrar parte da história da Portugal dos descobrimentos e, portanto da nossa história também. Vista maravilhosa. Dificuldades: estradas estreitas – média 02h30minh de passeio.

• Passeie no Parque das Nações: como Lisboa é não só história, mas também modernidade visite a área mais moderna da cidade, no Parque das Nações. Contemple a Marina, um dos maiores aquários do mundo, o Oceanário, e assista a concertos no Pavilhão Atlântico.

• Oceanário de Lisboa: Os bilhetes para o Oceanário de Lisboa variam entre os 4.05 e 42 euros, dependendo da idade do visitante e do número de pessoas. O Oceanário de Lisboa tem como objetivo despertar o interesse para o conhecimento dos Oceanos e procura sensibilizar as pessoas para a importância da conservação do patrimônio natural, através da mudança de seus comportamentos, com vista a diminuir as poluições e consequente destruição dos animais marinhos. Os bilhetes estão à venda em blueticket. Horário: das 10 horas às 20 horas, durante os meses
de Verão e das 10 horas às 19 horas – 13 a 64 anos: 6,50 a 16 euros.

• Sintra: aproveite e desloque-se até Sintra, um lugar único onde pode encontrar um pouco de todas as épocas de Portugal. De Lisboa, siga de trem para Sintra, a cidade dos castelos e queijadas ou para o palácio e jardins de Queluz.
Um pouquinho mais distante, mas acessível de ônibus, está à cidade de Fátima, onde está o Santuário e a capelinha onde a santa teria aparecido. É possível também estender a viagem até as cidades de Óbidos e Évora.
Para além do Palácio da Pena pode visitar também o Castelo dos Mouros, o Palácio de Monserrate, o Palácio de Seteais e o Palácio Nacional de Sintra. Não deixe de provar as reputadíssimas queijadas.

• Cascais: muito lindo, muito pertinho, muito barato.
Siga para as praias de Cascais – que não lembram as praias brasileiras, vale destacar, mas têm seu charme.
Como chegar: Pegar um metrô para Cais do Sodré e lá pegar o trem para Cascais.
O trem leva 45 min. de uma viagem linda! Passagem menos de 6 euros (da e volta). Lá pegar um ônibus em frente à estação (custa um euro) que passa em todos os pontos turísticos. ATENÇÃO: se descer do ônibus, tem que pagar passagem novamente.
E mais: Palácio da Pena, Quinta da Regalera, Castelo dos Mouros…
Portugal é um país pequeno, é possível cruzá-lo de norte a sul em apenas sete horas, vale a pena alugar um carro e percorrê-lo calmamente, se deliciando a cada nova cidade.

MELHORES LOCAIS PARA BRUNCH:
O brunch é uma refeição tardia que agrega duas refeições – o pequeno-almoço e almoço. Muito procurado aos sábados e domingos, quando as pessoas dormem até mais tarde e têm mais tempo livres, podendo degustar a primeira refeição do dia com mais tempo e calma. A maior parte dos cafés e restaurantes que têm serviço de brunch começa a servir entre as 10h30 e as 11horas e terminam por volta das 15h/16h. Em alguns locais o serviço está disponível todos os dias, noutros apenas ao fim de semana ou apenas num dia específico da semana. O brunch é um
termo que resulta da junção dos termos breakfast (pequeno-almoço) e lunch (almoço).
Os preços dos brunch variam de local para local, dependendo dos alimentos que são servidos e da inclusão ou não do preço das bebidas. Por norma, o preço do brunch indicado é por pessoa.

  • Pão de Canela – Praça das Flores
  • Bica do Sapato – Avenida Infante D. Henrique
  • O’ Gillins – Rua dos Remolares
  • Estufa Real – Jardim Botânico da Ajuda
  • Noobai – Miradouro do Adamastor
  • Esplanada do Torel – Jardim do Torel
  • Cafetaria do Museu de São Roque – Largo Trindade Coelho
  • Fábulas – Calçada Nova de São Francisco
  • Café da Fábrica – Rua Rodrigues Faria
  • Quinoa – Rua do Alecrim
  • Le Petit Bistro – Rua do Almada, 29 – Bairro Alto – Bica
  • Deli Delux – Avenida Infante D. Henrique – Armazem B – loja 8
  • Pois, Café – Rua São João da Praça, 93-93 Você pode trocar teus livros/DVDs! Leve um que já tenha visto e pegue outro que ainda não conheces.

RESTAURANTES:

  • Carvoaria – especializado em carnes greladas muito bom e excelente.
    Rua Maria Andrade, 06 – Tel 218 147 555 – fazer reserva.
  • Laurentina – o ‘Rei do Bacalhau” – muito gostoso e muito famoso. Há dias que o Buffet completo custa cerca de $35 euro.
    Rua Conde Valbom – Tel + 351 217 960 260
  • Cervejaria Ramiro – frutos do mar.
    Av. Almirante Reis nº1 – H, 1150-007 – Tel +351 21 885 1024 – fazer reserva.
  • Crisfama – Lugar simples, pequeno, mas comida de boa qualidade por cerca de 10 euro.
    Rua da Cruz de Santa Apolónia, 58, Lisboa 1100-188, Tel +351 21 814 8822 – fazer reserva.
  • Enoteca de Belém – simples, pequeno, com ótima carta de vinhos (garrafa ou copo). Fica próximo a Torre de Belém e Mosteiro dos Jerônimos, escodidinho em uma travessa.
    Travessa de Marta Pinto, 6, Lisboa 1300-390 – Tel +351 21 363 1511

Caso encontre algum lugarzinho que valha a pena compartilhar, não deixe de nos contar, ok?
Aproveite para aprimorar conhecimentos culturais no Velho Mundo!
Boa Viagem!

Nosso Endereço

FIURJ - Faculdade Instituto Rio de Janeiro
Avenida Rio Branco, Nº 277 – 4º andar
Centro – Rio de Janeiro – RJ. CEP: 20040-904

Consulte aqui o cadastro da instituição no sistema e-mec

Desenvolvido por

fav

ACESSE SEU PORTAL