--

Teoria e Prática da Execução Penal no Estado do Rio de Janeiro

Deseja aprimorar seu conhecimento sobre execução penal e mergulhar nas nuances do sistema judiciário? Estamos liberados em apresentar o Curso de Execução Penal da FIURJ, uma jornada educacional desenvolvida pelas experiências e dedicadas professoras Mariana Carneiro e Isadora Mendes.

TEORIA E PRÁTICA DA EXECUÇÃO PENAL NO ESTADO DO
RIO DE JANEIRO

- 08 aulas com duração de 02 horas cada;
- Dia da semana: quarta-feira
- Horário: 18:30 às 20:30
- 50 vagas
- Início: 21/02/24
- Última aula: 17/04/2024.
- Professores propostos: Isadora Mendes; Mariana Carneiro; Thiago Vieira (SEAP); Eduardo Quintanilha Telles de Menezes (defensor público) e Nilson Luis Lacerda (Juiz da VEP).

Neste curso, você terá a oportunidade única de explorar os meandros do sistema penal, compreendendo não apenas os aspectos legais, mas também as implicações sociais e éticas que permeiam esse campo crucial do direito. As aulas serão ministradas por profissionais renomados, comprometidos em fornecer uma visão abrangente e atualizada sobre execução penal, combinando teoria e prática de forma envolvente e acessível.

O que esperar do nosso curso:

Instrutores Especializados: Mariana Carneiro e Isadora Mendes, duas autoridades no campo da execução penal, guiarão você por meio de uma jornada educativa enriquecedora.

Conteúdo Abrangente: Desde os princípios fundamentais até as questões mais complexas, nosso curso abrange todos os aspectos relevantes da execução penal, proporcionando uma compreensão completa do tema.

Abordagem Prática: Vá além da teoria! Aprenda com estudos de caso reais, simulações e atividades práticas que desafiarão seu pensamento crítico e habilidades analíticas.

Oportunidades de Networking: Conecte-se com colegas de classe, professores e profissionais da área, expandindo sua rede de contatos e construindo relacionamentos valiosos.

Certificação Reconhecida: Ao concluir o curso, você recebe uma certificação da FIURJ, uma instituição respeitada, reconhecida por sua excelência acadêmica e compromisso com o sucesso dos alunos.

Se você é um estudante de direito, profissional da área jurídica ou simplesmente alguém interessado em aprofundar seu conhecimento sobre execução penal, este curso é a escolha ideal para você. Prepare-se para uma experiência educacional transformadora que abrirá portas para novas oportunidades em sua carreira.

Não perca esta chance de aprimorar suas habilidades e conhecimentos na área de execução penal. Reserve seu lugar agora e faça parte desta jornada educativa inspirada na FIURJ!

Aula Magna (21/02/2024)

Isadora Mendes
Mariana Carneiro

1) Álvaro Antonio Sagulo – defensor público

2) Mariangela Pavão – assistente social

Aulas

AULA 01Professoras Isadora Mendes e Mariana Carneiro (28/02/2024):
- Apresentação da VEP; diferença entre penúltimos finais de RG; apresentação sistema; SEI; localização de preso; tombamento; verificação de CES e cálculo/fixação de fração de progressão e LC; atestado de pena; possibilidade impugnação de cálculo; fixação de competência; início de cumprimento em regime semiaberto e aberto.

AULA 02 – professor Eduardo Quintanilha (Defensor Público – NUSPEN) (06/03/2024):
Assistência ao preso; trabalho do preso; (remuneração, trabalho interno, obrigatoriedade, jornada, política nacional de trabalho no sistema prisional); deveres do preso; direitos do preso (respeito à integridade física e moral do preso; vedação do uso de algemas em mulheres grávidas durante o parto); revista íntima; direitos do preso (art. 41; abordar principalmente auxílio -reclusão e proteção contra qualquer forma de sensacionalismo).

AULA 03 – professor Nilson Luis Lacerda (juiz da VEP) (13/03/2024):
Competência da VEP; soma e unificação de penas; fixação de novo regime; ausência de previsão legal para alteração da data -base com simples soma e unificação de penas; reconhecimento do crime continuado; competência da VEPEMA; detração simples e detração composta; detração por uso de tempo em recolhimento noturno.

AULA 04 – professor Thiago Vieira (SEAP) (20/03/2024):
Espécies de falta; índice de comportamento; procedimento de CTC do início até fase homologatória em juízo; possíveis teses abordadas; garantias do preso; RDD; alteração de data -base para progressão pelo cometimento da falta.

AULA 05 – professora Mariana Carneiro (27/03/2024):
Remição por trabalho; estudo; leitura; aprovação em vestibular; remição ficta; cômputo em dobro no IPPSC pela Resolução Novembro de 2018 – Corte Interamericana De Direitos Humanos; possibilidade de realização de mais de uma espécie de remição; entendimentos atualizações dos tribunais superiores; problema na não unificação dos entendimentos na VEP sobre cursos à distância.

AULA 06 – professora Isadora Mendes (03/04/2024):
Aspectos dos regimes prisionais; benefícios do regime semiaberto, VPL e trabalho extramuros; regime aberto; PAD; progressão de regime; cálculo diferenciado; progressão per saltum; livramento
condicional; suspensão de livramento condicional.

AULA 07 – professora Mariana Carneiro (10/04/2024):
Indulto e comutação; decreto prisional; competência; término de pena; pagamento de custas e multa; pedido de gratuidade.

AULA 08 – professora Isadora Mendes (17/04/2024):
Recursos cabíveis (agravo em execução; habeas corpus e correição parcial); reabilitação e inserção de preso em SPF.

Investimento R$ 697,00
em até 3 X

 

Nosso Endereço

FIURJ - Faculdade Instituto Rio de Janeiro
Avenida Rio Branco, Nº 277 – 4º andar
Centro – Rio de Janeiro – RJ. CEP: 20040-904

Consulte aqui o cadastro da instituição no sistema e-mec

Desenvolvido por

fav

ACESSE SEU PORTAL