Logo.FIRJ_page-0001-removebg-preview

Pós-graduação em Ciências da Religião

O curso de Especialização em Ciências da Religião tem por objetivo um aprofundamento e a reflexão de modo aprofundado, da cosmovisão do aspecto religioso, considerando o seu universo inserido no contexto da existência humana, que se apresenta com suas riquezas e complexidades. Entende-se que há uma relação profunda entre o fenômeno religioso e as sociedades dos homens e das mulheres, que não deve ser ignorado pelo universo acadêmico, de forma geral e particular. Através de uma investigação científica, muito se colherá de modo primordial, em termos de se compreender melhor aqueles que pululam à nossa volta, bem como de se avaliar melhor certas propostas que se apresentam como verdadeiras para formar o caráter humano-religioso-social.

Pós-graduação em Ciências da Religião

Há uma problemática no universo religioso atual que envolve dois extremos. Essa problemática deve ser refletida e investigada, porque está inserida no complexo humano de todos os tempos.

         Os extremos se configuram na sociedade da seguinte maneira:

O retorno do religioso. Uma diversidade de experiências religiosas. Esse campo é complexo e ao mesmo tempo problemático, em face das confrontações inter-religiosas. Percebe-se uma busca difusa de espiritualidades. Cada religião apresenta o seu perfil e a sua mensagem, bem como as suas filosofias de vida.

O ateísmo metodológico. A expulsão da religião do saber científico e das câmaras onde se tomam decisões. Isso quer significa a luta por um mundo dessacralizado. 

Público-alvo: Profissionais graduados em qualquer área do conhecimento.

Objetivo Geral: O curso de Especialização em Ciências da Religião tem por objetivo um aprofundamento e a reflexão de modo aprofundado, da cosmovisão do aspecto religioso, considerando o seu universo inserido no contexto da existência humana, que se apresenta com suas riquezas e complexidades. Entende-se que há uma relação profunda entre o fenômeno religioso e as sociedades dos homens e das mulheres, que não deve ser ignorado pelo universo acadêmico, de forma geral e particular.

         Através de uma investigação científica, muito se colherá de modo primordial, em termos de se compreender melhor aqueles que pululam à nossa volta, bem como de se avaliar melhor certas propostas que se apresentam como verdadeiras para formar o caráter humano-religioso-social.

INÍCIO: 04/03/2024 

DURAÇÃO: 11 MESES + 1 MÊS PARA ELABORAÇÃO DO TCC 

NÚMERO DE VAGAS: 60 vagas

TIPO DE TRABALHO CONCLUSÃO DE CURSO: Artigo (Opcional).

MODALIDADE: Presencial/Remoto.

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Religiosas

MÓDULO I – Conceitos iniciais. 

História e Fundamentos das Ciências da Religião.

A importância da religião nas sociedades antes do Cristianismo. História das cátedras de Ciências da Religião depois da cristandade. Os fundamentos da Religião enquanto objeto de investigação científica. A crescente orientação do estudo as religiões na modernidade. História inacabada da Ciência da Religião.

Antropologia da Religião.

          Origens da Antropologia da Religião. O olhar antropológico sobre as religiões. A religião nos estudos antropológicos. A definição de Religião.  A realidade dos mitos, rituais, símbolos e crenças. Antropologia da Religião e novos diálogos com outras ciências no estudo das religiões.

Sociologia da Religião

Introdução à Sociologia da Religião. Os clássicos da Sociologia da Religião, a religião e a modernização. Teorias da secularização e da escolha racional da religião. Novos movimentos religiosos, crise das instituições e individualismo religioso.

MÓDULO II – Expansão I.

Psicologia da Religião

Introdução à Psicologia da Religião. Constituição Histórica da Psicologia Científica da Religião. Teorias Clássicas da Psicologia da Religião. Teorias Contemporâneas da Psicologia da Religião. Ciências Biológicas, Neurociências e Religião. Psicologia Evolucionária e Religião. Psicologia e Espiritualidade. Psicologia do Desenvolvimento e Religião. Estudos Alterados de Consciência e Religião.

Filosofia da Religião

Introdução à Filosofia da Religião. As origens da Fenomenologia da Religião. A racionalidade moderna e a fé. A racionalidade moderna e a religião. A racionalidade científica e a fé. O desenvolvimento da Fenomenologia da Religião. A generalização da Fenomenologia da Religião.

 Arte, Cultura e Religião

Religião e Arte. Religião e Cultura. Culturas urbanas no Oriente Antigo. A Idade Média. O Período Renascentista. A Arte como instituição e prática na sociedade laica. A Religião como modelo. A Arte Moderna como um modelo de religião sem Deus. Os Clássicos Sociais e a Fé como estrutura.

Fenomenologia da Religião

Os vários caminhos de investigação do fenômeno religioso. Compreendendo as ideias religiosas a partir das suas manifestações. Fenomenologia da Religião e Teologia Bíblica. Distinguindo o sagrado e o profano. A transignificação de objetos e atos. O Mito. O Rito. O Dogma. O mundo animado pelas forças místicas. O Sincretismo. Fenomenologia da Religião e discernimento espiritual.

Economia da Religião

Introdução à Economia da Religião. Objeto de Interesse da Economia da Religião. Origens e Evolução da Economia da Religião. Fundamentos da Economia da Religião. A Teoria da Escolha Racional – como fundamento da Economia da Religião. Vantagens, Críticas e Objeções à Escolha Racional.

MÓDULO III – Expansão II. 

Religião e Modernidade

Elementos da Modernidade como mal-estares da Religião. O universo da descrença em expansão. As trajetórias do século 19. Narrativas de secularização e a Religião hoje. As fronteiras inquietas da Modernidade. As condições de crença no Ocidente Moderno. Preferência pela Ordem Universal e Impessoal. Dilemas entre os polos humanistas e religiosos. Para além da misantropia e da violência?

Religião e Pós-Modernidade

Definido a Pós-Modernidade. Negação da plenitude. A problemática da fragmentação social e a ênfase no relativismo. A atração do polo impessoal e o desencantamento do mundo. A Religião como Teatro, Templo e Mercado. O anti-humanismo. O fim das Grandes Narrativas, um vazio e a passagem para o próximo estágio. A essência da religião aos significados das coisas e para além das coisas.

 Religião e Sustentabilidade

Raízes do descompromisso com o ser humano e o cosmo. A ordem de Deus e a desordem do homem. A assimetria e a diversidade na biosfera. A religião como um parâmetro de educação integral. A necessidade de observação nos lírios do campo. A criação como espaço da ação humana e uma escatologia possível.

Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso

A constatação de uma plurirreligiosidade na sociedade pós-moderna. A salvação como um produto à venda? Definições de “ecumenismo” e “diálogo inter-religioso”. A busca por um novo paradigma e sua estrutura metodológica. Tomada de consciência divino-humana. A experiência que o ser humano faz da salvação. Horizontes de complexidade e a necessidade de diálogo.

 

MÓDULO IV – Pesquisa Científica

Metodologia da Pesquisa Científica

Orientação de Trabalhos.

Introdução Geral à Metodologia Científica. Metodologia Científica e Metodologias de Estudo. Caracterização, instrumentalização e desenvolvimento de leitura, documentação e trabalho científico. Importância da Metodologia para o trabalho científico. Objetivos da Metodologia Científica. Desenvolvimento teórico e prático da Metodologia Científica. Metodologia Científica e Teologia. Oficinas de trabalho científico.

Coordenador: Prof. Dr. Luiz Longuini Neto – Possui licenciatura em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena (1987), graduação em Teologia – Seminário Presbiteriano o Sul, Campinas, SP, e Seminário Teológico Simonton, São Carlos, SP. (1980), mestrado em Teologia e Ciências da Religião pelo Instituto Ecumênico de Pós-Graduação em Ciências da Religião (1990), doutorado em Teologia e Ciências da Religião – Universitat Hamburg (1994) e doutorado em Teologia e História pela Universidade Metodista de São Paulo (1997).Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ciências Sociais e Religião, Filosofia e Religião e Sociologia da Religião (Fonte: Plataforma Lattes, julho/2022).

Secretário Geral: Prof. Dr. Nelson Celio de Mesquita Rocha – Possui graduação em Teologia pelo Seminário Teológico Presbiteriano do Rio de Janeiro (1990). Mestrado – Grau de Mestre: em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998); Doutorado: Área de Concentração: Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – Departamento de Teologia. Período: de 2003 a 2006 (2007). Pesquisa: Criação e Salvação. Título da Tese: Um estudo sobre a afirmação teológica da criação e salvação sob o dínamis do Espírito segundo Pierre Gisel. Uma articulação da Protologia com a Soteriologia, numa dimensão peneumatológica, para uma antropologia integrada. Situação da problemática que envolve a reflexão. Tem experiência na área da Teologia, com ênfase na Teologia Sistemática. (Fonte: Plataforma Lattes, julho/2022).

CORPO DOCENTE.

Prof. Dr. Luiz Longuini – Bacharel em Teologia. Licenciado em Filosofia. Mestre e Doutor em Ciências da Religião. Estudos Doutorais na Universidade de Hamburgo, Alemanha – http://lattes.cnpq.br/4273666304694509

Prof. Dr. Nelson Celio de Mesquita Rocha – Possui graduação em Teologia pelo Seminário Teológico Presbiteriano do Rio de Janeiro (1990). Mestrado – Grau de Mestre: em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998); Doutorado: Área de Concentração: Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – Departamento de Teologia. Período: de 2003 a 2006 (2007). Pesquisa: Criação e Salvação. Título da Tese: Um estudo sobre a afirmação teológica da criação e salvação sob o dínamis do Espírito segundo Pierre Gisel. Uma articulação da Protologia com a Soteriologia, numa dimensão peneumatológica, para uma antropologia integrada. Situação da problemática que envolve a reflexão. Tem experiência na área da Teologia, com ênfase na Teologia Sistemática. (Fonte: Plataforma Lattes, julho/2022). http://lattes.cnpq.br/0009039002581218.

Prof. Dr. Nelson Lellis – Doutor em Sociologia Política, Mestre em Ciências das Religiões, Bacharel em Teologia e Licenciado em Sociologia – http://lattes.cnpq.br/8929607194487987  

Prof. Dr. Ricardo Lengruber Lobosco – Mestre e Doutor em Teologia, com concentração em Exegese Bíblica, pela PUC-Rio. Além de bacharel em Teologia, tem graduação em História e em Direito e especialização em Educação e em Filosofia. É professor há mais de 20 anos na área de Exegese e autor de diversos artigos e livros. Foi presidente da ABIB – Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica http://lattes.cnpq.br/0666962807286806

Dra. Silvana Venâncio. Doutora em Teologia pela Puc-Rio (2017). Possui graduação em Comunicação Social – Faculdades Integradas Hélio Alonso (2000), graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008) e mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). Licenciatura em Filosofia pela UFRJ (2019). Atualmente é professora do Seminário Teológico Congregacional de Alcântara. É pastora da Igreja Anglicana (Diocese de Recife). Realiza pesquisa nas áreas de teologia da cultura, revelação, saúde e espiritualidade, ética. (Texto informado pelo autor). http://lattes.cnpq.br/1873670468939805.

Prof. Dr. Cláudio Ribeiro – Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e assessor de movimentos eclesiais, sociais e ecumênicos – http://lattes.cnpq.br/5530056447163458.

Profª. Dra. Magali do Nascimento Cunha – Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, com estágio pós-doutoral em Comunicação e Política, Mestre em Memória Social e Documento pela Universidade do Rio de Janeiro, Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisadora do Instituto de Estudos da Religião, colaboradora do Conselho Mundial de Igrejas, editora-geral do Coletivo Bereia – Informação e Checagem de Notícias – http://lattes.cnpq.br/1968477845967720

Envie ao e-mail contato@fiurj.edu.br os documentos abaixo para análise curricular e/ou matrícula: 

01 (uma) foto 3×4 (atual);

1 Cópia do documento oficial de identidade;

1 Cópia do CPF;

1 Cópia do histórico escolar;

1 Cópia do diploma de graduação;

1 Cópia do título de eleitor;

1 Cópia do comprovante de residência (água, energia ou telefone fixo);

Certificado militar, quando for o caso;

Aprenda com quem tem autoridade

Seja um lider de mercado! Garanta sua vaga

Nosso Endereço

FIURJ - Faculdade Instituto Rio de Janeiro
Avenida Rio Branco, Nº 277 – 4º andar
Centro – Rio de Janeiro – RJ. CEP: 20040-904

Consulte aqui o cadastro da instituição no sistema e-mec

Desenvolvido por

fav

ACESSE SEU PORTAL