Administração Pública

MBA EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

A qualificação dos profissionais que atuam na área de administração pública é de extrema importância. Este curso visa contribuir para a modernização do serviço público, por meio da formação de profissionais capazes de formular, implementar e avaliar políticas públicas com base em evidências, sustentabilidade e participação social.

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu – MBA em Administração Pública

A criação do curso de Pós-Graduação Lato Sensu – MBA em Administração Pública na modalidade à distância, responde à necessidade crescente por profissionais altamente capacitados para atuar no setor público frente aos complexos desafios que envolvem o Estado.

Diante disso, a qualificação técnica e estratégica dos profissionais que atuam com administração pública, gestão pública e políticas públicas, é essencial para a implementação de soluções eficazes e sustentáveis.

OBJETIVOS DO CURSO

Formar profissionais especializados e multidisciplinares, capazes de liderar, planejar, implementar e avaliar soluções estratégicas na área da administração e gestão pública com foco na ética e eficiência, promovendo o desenvolvimento de competências técnicas e gerenciais voltadas à formulação, implementação e avaliação de políticas públicas e à modernização da administração governamental. O curso visa desenvolver competências técnicas e gerenciais que possibilitem a atuação crítica e propositiva diante dos desafios do Estado.

Coordenadores acadêmicos do MBA em Administração Pública

Prof. Msc. Helena Alves Rossi

Mestre em História Política (UERJ), com experiência em História Antiga, Medieval e do Brasil Contemporâneo. Coordenadora Acadêmica e Geral Adjunta no Observatório Social da Operação Segurança Presente e Laboratório de Estudos Socioeducativos da UERJ (2021-2022). Professora Tutora da Pedagogia Online no INES (2018-2022). Pós-graduada em Educação de Surdos (INES). Graduada em História (UFRJ). Lattes: http://lattes.cnpq.br/8341551386952426

Prof. Agnaldo do Nascimento Filho

Especialista em Orçamento, Governança e Gestão de Riscos (UNB) e Gestão Pública (Enap). Graduado em Gestão Pública (UNIFACVEST). Possui Certificação Avançada em Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (Enap) e em Análise do Impacto Regulatório (BID). Foi coordenador do Grupo de Trabalho de diagnóstico e reformulação dos processos de contratação e gestão de contratos da Secretaria de Administração da Presidência da República (2024). É policial rodoviário federal e exerce o cargo de Assessor na Casa Civil da Presidência da República, tendo ocupado cargos de gestão na alta administração da Polícia Rodoviária Federal e da Secretaria Nacional de Trânsito. http://lattes.cnpq.br/2210538161719985

Professores

O corpo docente/tutores do curso será composto por equipe qualificada. O perfil dos docentes selecionados atenderá a legislação vigente.

Prof. Antônio Vital de Moraes Junior

Possui ampla experiência em Gestão Pública, Segurança Pública e Segurança Viária. Mestrando em Estudos Jurídicos com Ênfase em Direito Internacional pela MUST University (EUA). Possui Especializações em Direito Público Contemporâneo (UNIBR), Filosofia e Teoria do Direito (PUC Minas), Metodologia de Ensino de Filosofia (Universidade Gama Filho), Ciências Criminais (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE) e um MBA em Administração e Gestão Pública (UNINASSAU Digital). Graduado em Filosofia e em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Autor do livro A Proteção do Agente Público Gestor para Eficiência da Gestão Pública (2024) e de artigos acadêmicos sobre gestão pública, educação, hermenêutica, direito e compliance. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5861003374675810

Prof. Msc.  André Luiz de Azevedo

Mestre em Segurança Internacional e Defesa pela Escola Superior de Guerra (ESG) e em Seguridad Vial y Tráfico pela Universidad Carlos III - Madrid (UC3). Especialista em Direito Público e Gestão Pública (UGF). Graduado em Ciências Jurídicas. Policial Rodoviário Federal desde 1994, atuando em diversos setores do Departamento de Polícia Rodoviária Federal. Consultor de Planejamento Operacional na Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos (SESGE) para a Jornada Mundial da Juventude e Copa do Mundo (2013/14). Lattes: http://lattes.cnpq.br/5861003374675810

Prof. Msc. Júlio César dos Santos Martins

Mestre em Ciências Contábeis (Fucape-RJ). Atualmente é Analista de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. http://lattes.cnpq.br/3162491008139937

Prof. Msc. Bruno Schettini Gonçalves

Conselheiro de administração de empresas públicas nas áreas de logística, infraestrutura e desenvolvimento econômico. Ex-Secretário de Estado de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro e ex-Secretário de Coordenação e Governança do Patrimônio da União substituto no Ministério da Economia. Ex-Diretor de Articulação Institucional no Ministério da Economia. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8485030722139729

Prof. André Luiz Coutinho Merlo

Mestrando em Ciências da Computação (CEFET-RJ), MBA em Gestão de Negócios (USP) e Graduado em Ciência da Computação (UGF). Atuando como especialista legislativo na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro com ênfase em tecnologia da informação e consultor em banco de dados, ciência de dados e engenharia de dados na empresa Data Stored Informática Ltda. Experiência no desenvolvimento de soluções em banco de dados, no desenvolvimento de soluções para integrações de sistemas, no desenvolvimento de soluções para ciência de dados como criação de "Data Lakes", no desenvolvimento de soluções para alta disponibilidade e continuidade dos serviços em tecnologia da informação e no desenvolvendo de sistemas e paineis para análise de dados. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6986687243942507

Profª Msc. Marilda Sant'anna Maciel

Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração pela FUCAPE (2023), Mestre / Graduada em Ciências Contábeis pela UERJ (2017) e UFRJ (2010) respectivamente. Gestora Pública da carreira de Analista de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão - SEPLAG/RJ. Atualmente Contadora-Chefe do TCE/RJ; Coordenadora da Pós-Graduação de Gestão e Finanças Públicas da Mackenzie Rio; Docente da Pós-Graduação de Finanças e Auditoria da UFRJ; Docente da Escola de Gestão e Políticas Públicas - EGPP, Docente e Palestrante do Conselho Regional de Contabilidade - CRC/RJ, Professora Universitária do Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM; Bolsista Coordenadora - CECIERJ; Outras Atuações: Assessora-Chefe da Subsecretaria de Logística da SEPLAG/RJ; Superintendente de Normas e Técnicas da SEFAZ/RJ; Diretora de Administração e Finanças da CODIN-RJ; Professora Substituta da UFRJ (2018-2020); Professora da Faculdade São José (2015-2018). Lattes: http://lattes.cnpq.br/7514128728626532

Prof. Anderson Monteze

Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Controladoria e Gestão Pública da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Graduado em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense, possui Especialização em Gerenciamento de Projetos pelo IBMEC, Especialização em Finanças Públicas e Desenvolvimento Econômico pela PUC-MG, Especialização em Fiscalização, Controle e Orçamento Pública e cursa Especialização em Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento. Atualmente é Diretor Presidente da Assessoria Fiscal da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, onde também foi Assessor Especial de Orçamento e Finanças da Presidência. Foi Subsecretário de Estado de Planejamento e Orçamento do Governo do Estado entre 2020 e 2023. Atuou como Coordenador na Secretaria Nacional de Segurança Pública e nas áreas de ensino e concursos públicos no Governo do Estado do Rio de Janeiro. Serviu no Ministério da Defesa (Exército Brasileiro) e no Ministério da Justiça e Segurança Pública (Departamento de Polícia Rodoviária Federal). Tem experiência na área de Administração Pública, com ênfase em Planejamento Governamental, Orçamento Público e Finanças Públicas. Foi membro de conselhos de Fundos Especial do Estado do Rio de Janeiro e de Conselhos Fiscal. Atuou também como coordenador e professor de cursos de especialização em Escola de Governo. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3884116195375672

Profª. Dra. Fernanda Cordeiro de Oliveira

Doutora em Ciência Política pelo PPGPOL da Universidade Federal de São Carlos UFSCar SP; Mestra em Ciências Humanas pelo MIPCH da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri UFVJM MG; Pós Graduanda em Gestão Pública Municipal pela UFVJM MG; Consultora das Nações Unidas PNUD para Gênero e Interseccionalidades na Advocacia Geral da União 2023/2025; Membra do Comitê de Diversidade e Inclusão da Advocacia Geral da União; Membra e Coordenadora da Mentoria para Mulheres do Instituto Empoderar; Membra da Comissão de Altos Estudos de Diversidade Racial do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo; Advogada militante nas áreas de Direito Administrativo, Cível, Contratos Administrativos, Contratações Públicas e/ou Licitações, bem como Direito Eleitoral, Municipal; Atuou como Advogada voluntária do Projeto Enegrecer a Política; Atuou interinamente como Assessora Jurídica e Ouvidora SUS da Secretaria Municipal de Saúde de Diamantina/MG; Atuou como Advogada na HLH Assessoria e Consultoria LTDA; Atuou como Assessora Jurídica na Fundação Clóvis Salgado - FCS (Palácio das Artes), Autarquia do Estado de Minas Gerais; Atuou também Consultora Jurídica na Empresa Agromax Recuperação Ambiental Ltda; Graduada em Direito pelo Centro Universitário Newton Paiva/MG. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7904067818666510

Prof. Dr. Cláudio Nascimento Alfradique

Doutor em Ciência Política e Relações Internacionais pelo IUPERJ (2017), Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (2008), graduado em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é Prof. Convidado da Universidade de Manchester, atuando como professor do Global MBA. Professor do Programa de Pós-Graduação FGV Management. Professor da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (ECG/TCE-RJ), Professor da Escola de Administração Judiciária do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro - ESAJ/TJ-RJ, Professor da Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro - FEMPERJ, Professor da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro - ELERJ/ALERJ, Professor de Pós-Graduação das Faculdades São Camilo RJ e ES. Prof. Convidado da Universidade da Amazônia - UNAMA, atuando como professor de Pós-Graduação no Curso de Auditoria e Controladoria e Auditor de Controle Externo (TCE-RJ). Atuando principalmente nos seguintes temas: Auditoria Externa ou Independente, Controladoria de Empresas, Controladoria Pública, Auditoria Governamental, Controle Interno da Administração Pública, Avaliação de Políticas Públicas, Orçamento Público e Finanças Públicas.Atualmente, é Pesquisador do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas sobre a Democracia (Cebrad), grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Uerj e certificado pelo CNPq. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4312158962762951

Prof. Gustavo Junqueira Carneiro Leão
Advogado Tributarista e Empresarial. Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Especialista em Direito da Economia e da Empresa pela FGV/RJ. Professor na PUC/RJ na graduação (disciplina de Direito Tributário) e na Pós Graduação (Direito Fiscal). Ex-membro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais do Ministério da Fazenda (CARF) onde ocupou vaga de Conselheiro na Primeira e na Terceira Seções de Julgamento. Profissional ocupando posições executivas na área tributária e empresarial, com experiência em empresas nacionais e multinacionais, nos segmentos de Energia, Auditoria, Óleo e Gás, Governamental, Financeiro e Serviços Jurídicos. Sólido conhecimento da legislação tributária brasileira e de outros países, realizando diagnósticos de oportunidades de redução de tributos. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5487245171452730

Prof. Msc. Leandro Galheigo Damaceno
Bacharel em Ciências Sociais com Domínio Adicional em Gestão e Avaliação de Políticas Públicas (Puc-Rio). Mestre em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento (UFRJ). Especialista em Políticas Públicas (UFRJ). Membro da carreira dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Estado do Rio de Janeiro. Atuou como coordenador de projetos na Subsecretaria Adjunta Escritório de Gerenciamento de Projetos do Estado do Rio - EGP-Rio, subordinado à Secretaria de Estado da Casa Civil do Estado do Rio de Janeiro. Atuou, como Assessor, na Subsecretaria do Interior da Secretaria de Estado de Governo, com políticas públicas regionais. Atuou na Subsecretaria de Controle Interno e Compliance, na Secretaria Estadual de Saúde. Atuou como Coordenador de Ensino e Redes de Gestão e Planejamento da Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, subordinada à Secretaria de Planejamento e Gestão. Foi Diretor de Concursos e Processos Seletivos do Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro - Fundação CEPERJ. Foi assessor na Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro. Foi Subsecretário-Adjunto na Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é assessor-chefe na Subsecretaria de Planejamento Estratégico da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Rio de Janeiro. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2120749124536619

Prof. Msc. Duarte Raab Pires
Mestre em Políticas Anticorrupção pela Universidade de Salamanca -Espanha, no período 20202/21 com o Tema: " Gobernanza en Seguridad Pública: mecanismos de accountability y compliance en la gestión de datos personales Também concluí o Mestrado em Administração de Empresas pelo PROPAD-UFPE, cursado no período 2014/15, com o tema: " Governança em Segurança Pública: mecanismos de liderança, estratégia e controle na Polícia Rodoviária Federal". Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco - UPE (1993). Lattes: http://lattes.cnpq.br/3078252683047885

 

Prof. Msc. André Wilson Medeiros Carneiro

Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2022. Especialista em treinamento e desenvolvimento de Líderes e Equipes de Alto Rendimento. Possui graduação em Direito pela Faculdade Processus (2015) e MBA em Gestão Empresarial e Coaching pela FESP/SP. Policial Rodoviário Federal desde 2004, atuou como gestor e líder de diversas equipes, dentre elas a de Operações Especiais. Criador do Curso de Desenvolvimento de Líderes e coordenador de cursos de formação e especialização. Tem experiência nas áreas de Ensino, Administração e Gestão de Pessoas. Temas principais: liderança, órgãos públicos, motivação e implementação da estratégia. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4025087989231844

Prof. Dr. Leonardo Mazzurana
Doutor e Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPCIS/UERJ). Graduado em Direito com especializações em Direito Processual Penal, Educação à Distância e Segurança Pública. Atua como docente, conteudista e coordenador de cursos de graduação e de especialização em instituições de ensino públicas e privadas. Servidor público efetivo do estado do Rio de Janeiro, ocupou cargos de coordenador, assessor e superintendente implementando projetos, programas e políticas para aprimoramento da gestão pública e da formação inicial e continuada dos quadros da Administração direta e indireta. Atualmente é Diretor da Escola de Gestão e Políticas Públicas, Escola de Governo da Fundação Centro Estadual de Estatística, Pesquisa e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro, destinada ao desenvolvimento de pesquisas e de competências em gestão e liderança para gestores públicos do estado fluminense e seus municípios. Possui interesse nas áreas de gestão pública, inovação em gestão de pessoas, segurança e políticas públicas. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2539596424697441

 

MÓDULO 1 – FUNDAMENTOS, GESTÃO PÚBLICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

DISCIPLINA/DOCENTE

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CH

Fundamentos da administração pública

Docente: Antônio Vital de Moraes Junior

1. Evolução do Estado e da Administração Pública; 2. Modelos de gestão: burocrático, gerencial e governança pública; 3.Princípios constitucionais da Administração Pública; 4. Organização do Estado e das instituições públicas; 4. Accountability, transparência e controle social; 5. Desafios contemporâneos da administração pública no Brasil.

15

fundamentos do direito administrativo

Docente: André Luiz de Azevedo

1. Introdução ao Direito Administrativo; 2. Princípios do Direito Administrativo; 3. Organização da Administração Pública; 4. Atos Administrativos; 5. Poderes e Deveres da Administração Pública; 6. Serviços Públicos; 7. Agentes Públicos; 8. Responsabilidade Civil do Estado; 9. Bens Públicos; 10. Controle e Intervenção do Estado.

30

CONTABILIDADE pública

Docente: Julio Cesar dos Santos Martins

1- Princípios da contabilidade pública. 2- Normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público (NBCASP). 3- Demonstrações contábeis exigidas para órgãos públicos. 4- Classificação de receitas e despesas públicas. 5- Plano de contas aplicado ao setor público. 6- Gestão de patrimônio público e mensuração contábil.

30

Inovação na Gestão e Avaliação de Políticas Públicas

Docente: Bruno Schettini Gonçalves

1. Inovação na formulação de políticas públicas; 2. Governança colaborativa e redes intergovernamentais; 3. Avaliação de políticas públicas: tipos, métodos e indicadores; 4. Monitoramento e gestão orientada a resultados; 5. Políticas públicas baseadas em evidências; 6. Estudos de caso e experiências inovadoras.

30

tecnologia da informação na administração pública

Docente: André Luiz Coutinho Merlo

1. Governo eletrônico e transformação digital; 2. Tecnologias emergentes no setor público (IA, Big Data, IoT); 3. Transparência digital e dados abertos; 4. Segurança da informação e proteção de dados na esfera pública; 5. Infraestrutura tecnológica e inclusão digital; 6. TICs e modernização da gestão pública; 7. LGPD; 8. Sistemas do Estado do Rio de Janeiro: SIGA (Sistema Integrado de Gestão de Aquisições), SIAFE (Sistema Integrado de Gestão Orçamentária) e Sistema PCA (Prestação de Contas Anual).

15

MÓDULO 2 – GOVERNANÇA E ORÇAMENTO

DISCIPLINA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CH

gestão orçamentária e financeira

Docente: Anderson Monteze

1. Introdução à Administração Financeira; 2. Planejamento Financeiro; 3. Orçamento Público; 4. Execução Orçamentária e Financeira; 5. Receita Pública; 6. Despesas Públicas; 7. Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei do Orçamento Anual (Federal e Estado do Rio de Janeiro); 8. Análise Orçamentária e Financeira no Setor Público.

30

Licitação e contratos

Docente: Marilda Sant'anna Maciel

1. Princípios da licitação pública; 2. Modalidades de licitação conforme a nova Lei nº 14.133/2021; 3. Dispensa e inexigibilidade; 4. Contratos administrativos: características e gestão; 5. Fiscalização e execução contratual; 6. Sanções, penalidades e controle externo.

30

governança e compliance

Docente: Fernanda Cordeiro de Oliveira

1. Fundamentos de Governança; 2. Compliance: Conceitos e Aplicações; 3. Marco Legal do Compliance e da Integridade; 4. Transparência e Acesso à Informação; 5. Controle Interno e Auditoria; 6. Ética e Responsabilidade Corporativa; 7. Estudos de Caso e Aplicações Práticas.

30

 controle interno e externo da administração pública

Docente: Cláudio Nascimento Alfradique

1. Introdução ao Controle na Administração Pública; 2. Controle Interno; 3. Controle Externo; 4. Controle Social e Participação Cidadã; 5. Sistemas de Controle e Integridade; 6. Órgãos de Fiscalização e Controle; 7. Sanções e Penalidades; 8. Estudos de caso.

30

MÓDULO 3 – ECONOMIA, PLANEJAMENTO E RESPONSABILIDADE FISCAL

DISCIPLINA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CH

Economia Aplicada à Administração Pública

Docente:Bruno Schettini Gonçalves

1. Papel do Estado na economia; 2. Conceitos básicos de micro e macroeconomia; 3. Indicadores econômicos e avaliação de políticas públicas; 4. Análise econômica de programas e projetos públicos; 5. Economia comportamental aplicada ao setor público.

30

Aspectos Jurídicos da Tributação e da Responsabilidade Fiscal

Docente: Gustavo Junqueira Carneiro Leão

1. Sistema tributário nacional: estrutura e competências; 2. Princípios constitucionais tributários; 3. Tipos de tributos e suas aplicações; 4. Casos práticos e jurisprudência relevantes.

30

Planejamento Estratégico de Políticas e Programas Governamentais

Leandro Galheigo Damaceno

1. Fundamentos do planejamento estratégico na esfera pública; 2. Instrumento de Planejamento Estratégico no Estado do Rio de Janeiro; 2. Integração entre planejamento estratégico, tático e operacional. 3. Ferramentas de diagnóstico e análise de cenários; 3. Formulação de objetivos, metas e indicadores; 5. Alinhamento entre políticas públicas e planejamento estratégico; 6. Monitoramento e replanejamento.

30

Inovação e Metodologias na Elaboração de Projetos Públicos

Docente:Duarte Raab Pires

 

1. Fundamentos da elaboração de projetos públicos; 2. Metodologias: Canvas, Logical Framework (Marco Lógico), PMBOK; 3. Identificação de problemas, objetivos e alternativas; 4. Estruturação de projetos: cronograma, orçamento e indicadores; 5. Captação de recursos e parcerias institucionais; 6. Monitoramento, avaliação e prestação de contas; 7. Estudos de caso de projetos públicos inovadores.

30

MÓDULO 4 – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

DISCIPLINA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CH

Desenvolvimento de Projeto Integrador

Docente: Helena Alves Rossi

1. Metodologia de desenvolvimento de projetos; 2. Identificação de problemas e oportunidades; 3. Formulação de soluções inovadoras; 4. Estudo de caso; 5. Apresentação e defesa do projeto.

30

MÓDULO COMPLEMENTAR – DISCIPLINAS OPTATIVAS

DISCIPLINA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CH

Metodologia de Pesquisa Científica

Docente: Helena Alves Rossi

1. História da metodologia científica; 2. Fundamentos da Pesquisa Científica; 3. Metodologias e Ferramentas para Produção Científica; 4. Redação Científica e Estrutura do Artigo; 5. Workshop Prático: Do Rascunho à Publicação.

20

Liderança e gestão de pessoas

Docente: André Wilson Medeiros Carneiro

61 98214 3679

1. Liderança pública: estilos e competências; 2. Gestão estratégica de pessoas no setor público; 3. Desenvolvimento de equipes de alto desempenho; 4. Avaliação de desempenho e clima organizacional; 5. Ética, motivação e comprometimento no serviço público; 7. Cultura organizacional e mudança institucional; 8. Comunicação, negociação e gestão de conflitos.

30

Tópicos atuais em segurança pública

Docente: Leonardo Mazzurana

21 96497 6585

1. Panorama da segurança pública no Brasil; 2. Políticas públicas de segurança e prevenção à violência; 3. Gestão integrada e intersetorial da segurança; 4. Sistema de Justiça Criminal e seus desafios; 5. Tecnologias aplicadas à segurança pública; 6. Segurança cidadã, direitos humanos e policiamento comunitário;  7. Segurança Presente: estudo de caso; 8. Tendências e experiências internacionais.

30

Seminários acadêmicos em administração pública

Docente: Não se aplica

1. Mesas redondas; Exposições; Palestras e Paineis.

Até 20

        

 

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